O Brasil é o país com a 5ª pior internet do mundo em termos de velocidade e, como se não bastasse, é também um dos países que tem internet mais cara do planeta.
Mas os problemas não param por aí. As operadoras, além de não prestar um serviço acessível a maioria, também não entregam a velocidade do plano contratado.
Pelas normas da Anatel, as operadoras são obrigadas a garantir pelo menos 10% da velocidade contratada, ou seja, se você contratar um plano de 1MB (1024 kbps) conseguirá fazer downloads a mais ou menos 102,4 kbps, ou se tiver 10MB baixará arquivos a 1MB (1024kbps). O que ocorre é que muitas operadoras não cumprem essa regra e a velocidade fica bem abaixo disso na maior parte do tempo.
Para saber se você está recebendo a velocidade real pelo plano que paga, existem diversos sites que fazem um teste de velocidade completo. Até mesmo as operadoras fornecem uma ferramenta de teste, o que não é recomendado, visto que sua velocidade pode está correta na ferramenta da empresa, mas não estará em outros sites.
Alguns dos sites mais conhecidos para medir a velocidade da Internet são:
Para efetuar o teste com maior precisão você precisa finalizar qualquer download que esteja fazendo e fechar todos os programas que usam internet.
Caso tenha efetuado o teste e ainda tem dúvidas da sua velocidade, ou se os testes aparesentam resultados diferentes, uma outra forma de fazer sem erro é baixar um arquivo de algum site que esteja com velocidade total liberada para download. Não vale neste caso sites de compartilhamento de arquivos, como megaupload, rapidshare etc, a não ser que você tenha uma conta premium em um deles.

Recomendamos para um teste mais preciso, baixar um anexo do seu email do Gmail. O Gmail atualmente aceita anexos de até 20MB, o que dá para fazer um teste completo, pois é certo que o Google não limita a banda de download. A velocidade do download pode oscilar bastante, mas se na maioria do tempo a taxa de download ficou na faixa da velocidade contratada, você realmente está usando o que paga. Se ocorrer o contrário, recomendo que ligue na operadora e registre uma reclamação para solucionarem o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário